Empreitada de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa

Empreitada de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa

Está em curso a empreitada de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde a Riportico Engenharia é a responsável pela Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra.

A empreitada encontra-se dividida entre a recuperação e requalificação do edifício, que ocorre in loco, e a conservação e restauro de todos os objetos, altares, pinturas, adereços, entre outros, que foram removidos, catalogados e transportados para um atelier no Porto, onde estão a ser restaurados, também com a fiscalização da Riportico. Os objetos serão posteriormente instalados na Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa, após a conclusão da respetiva recuperação e requalificação.

O restauro dos objetos, altares, adereços, entre outros, teve início em dezembro de 2021, com um prazo de conclusão de 18 meses. Por sua vez, a recuperação do edifício começou em março de 2022, tendo um prazo de término de 15 meses.

A empreitada representa um investimento de 1.319.711,65 euros por parte da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Monsaraz (FIM).