Riportico assegurou a fiscalização e coordenação da segurança em obra do Terminal Intermodal de Campanhã

Riportico assegurou a fiscalização e coordenação da segurança em obra do Terminal Intermodal de Campanhã

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, já está em funcionamento e a Riportico Engenharia foi a empresa responsável pela fiscalização e coordenação da segurança da empreitada. Num contrato perto dos 300 mil euros, a Riportico assegurou a fiscalização da obra de construção do edifício que acolhe o terminal, e que foi inaugurado no dia 20 de julho, estando ainda no terreno a fiscalizar as últimas obras que decorrem no novo parque urbano junto ao edifício do TIC, nomeadamente a construção de um passadiço de madeira que assegurará o acesso a um lago artificial instalado naquele parque.

A inauguração do Terminal Intermodal de Campanhã, que representou um investimento de 13 milhões de euros, contou com a presença dos CEO e COO da Riportico, Ricardo Campos e Davide Borges, respetivamente, e da coordenadora regional do Norte da Riportico, Helena Vieira, que coordenou a equipa de fiscalização e coordenação de segurança em obra.

«É sempre bom quando juntamos a uma obra de engenharia com esta dimensão e complexidade, a importância que este Terminal Intermodal de Campanhã tem para a cidade do Porto e para o seu futuro. São mais de 40 milhões de pessoas por ano que vão passar por aqui, utilizando transporte público e colaborando na descarbonização da cidade. Foi muito importante ter adicionado a esta intervenção um novo parque urbano para a cidade. É um dia feliz para a Riportico, por ter participado nesta obra com a fiscalização de uma das maiores obras de edificação do nosso país, e ter reforçado esta ligação ao Porto, que é capital do trabalho e é também um concelho onde gostamos de trabalhar», afirma Ricardo Campos, CEO da Riportico.

Por sua vez, Davide Borges, COO da Riportico, defende que «através desta obra, a empresa reforça a sua aposta na Região Metropolitana do Porto, juntando mais uma obra emblemática aos diversos projetos em curso». «Tratando-se de uma empreitada desejada há muitos anos, é para a Riportico um orgulho ter participado na sua concretização, sobretudo pela sua dimensão e importância para o desenvolvimento da zona oriental do Porto e para a mobilidade de toda a cidade», acrescenta.

O TIC reúne, num só ponto, autocarros da STCP e operadores privados, comboios urbanos e de longo curso, metro, táxis e parque de estacionamento para 230 automóveis e 100 bicicletas. Esta oferta de serviços intermodal vai permitir retirar centenas de autocarros pesados de passageiros do centro da cidade, contribuindo para uma redução de 1.776 toneladas equivalentes de petróleo, na baixa do Porto.

«Com o TIC construído cumpre-se, assim, uma prioridade assumida pelo município do Porto: a promoção de um cidadão multimodal e aposta no transporte público eficiente e sustentável, contribuindo para a neutralidade carbónica assumida no Pacto do Porto para o Clima, uma vez que a infraestrutura vai permitir uma diminuição do tráfego de pesados do centro da cidade», destaca o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A gestão operacional do terminal fica a cargo da STCP Serviços, depois de a obra, que teve início em setembro de 2019, ter sido gerida pela empresa municipal GO Porto, numa área de 50 mil metros quadrados. O terminal ocupa uma área de 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção e uma zona ajardinada de 4,6 hectares.