Colaboradores da Riportico participam em formação específica de segurança para trabalhos em altura

Colaboradores da Riportico participam em formação específica de segurança para trabalhos em altura

Doze colaboradores da Riportico Engenharia concluíram, em dezembro, uma formação específica de segurança para trabalhos em altura, em torres de telecomunicações. A formação permitirá a fiscalização de montagem de torres e outras estruturas de grandes alturas.

O objetivo da formação passou por dotar os técnicos de competências básicas em trabalhos em altura em técnicas de acesso, progressão e posicionamento, bem como transmitir os princípios de identificação dos riscos associados aos trabalhos em altura e os conhecimentos básicos das respetivas técnicas. 

Dar a conhecer os critérios e normas de segurança básicos que devem ser aplicados durante o desenvolvimento dos trabalhos em altura e as regras de utilização, manutenção e conservação dos diferentes dispositivos e equipamentos de proteção, eram outros dos propósitos da formação.

A par da formação teórica, os técnicos da Riportico participaram ainda numa formação prática, onde tiveram a oportunidade de subir a uma torre de 20 metros com auxílio de calha sol (sistema antiqueda), criar uma linha de vida horizontal e simular o resgate de indivíduo suspenso em arnês após queda, mediante a utilização dos mais diversos equipamentos de proteção individual: capacete para trabalhos em altura; arnês; cordas antiqueda, com respetivos mosquetões e absorvedor de energia; e corda de posicionamento.