Acompanhamento e sondagens arqueológicas na empreitada de Água e Saneamento de Faião

Acompanhamento e sondagens arqueológicas na empreitada de Água e Saneamento de Faião

Encontram-se a decorrer os trabalhos de acompanhamento e sondagens arqueológicas na empreitada de Água e Saneamento de Faião, Silva, em Cabrela e Casais de Cabrela, a cargo da Riportico Engenharia. A obra foi adjudicada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra.

Os trabalhos tiveram início com sondagens dispersas de diagnóstico, sendo que a deteção de indícios de ocupação humana de época romana motivou a execução de novas sondagens para aferição do grau de preservação dos referidos vestígios. No início do último mês de novembro, a realização das sondagens arqueológicas resultou na identificação do principal núcleo, com grande densidade de estruturas, tratando-se de um conjunto de compartimentos. A planta completa do edifício ou conjunto de edifícios ainda é desconhecida. 

Os trabalhos levados a cabo pela Riportico permitiram identificar já diversos muros e uma lareira, tendo-se recolhido um conjunto artefactual muito significativo e diverso, incluindo materiais cerâmicos (fragmentos de loiça de uso comum, armazenamento – dolium e ânforas, e de luxo – terra sigillata), restos de fauna (ossos, dentes e conchas) e metais (utensílios diversos, moedas, em ferro e cobre), para além de vários elementos de construção. Até ao momento, foi ainda detetada uma pequena pedra epigrafada, isto é, com gravação de letras.


 
O local onde se encontra a decorrer a empreitada é conhecido historiograficamente, tendo sido dali recolhidos para o Museu de São Miguel de Odrinhas vários elementos arquitetónicos e epígrafes funerárias durante o século XX. Todavia, e mesmo após alguns trabalhos arqueológicos na década de 1980, não tinha sido possível efetuar a localização concreta do sítio, lacuna que os trabalhos da Riportico colmataram.

A conclusão dos trabalhos deverá ocorrer durante o corrente mês de janeiro.