Riportico Engenharia fiscaliza empreitada de construção do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo

Riportico Engenharia fiscaliza empreitada de construção do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo

A Riportico Engenharia tem a cargo a prestação de serviços de fiscalização da empreitada de construção do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo, nomeadamente ao nível do controlo da qualidade com aprovação de materiais e receção e verificação dos mesmos em obra, incluindo a instalação de equipamentos, o controlo e balizamento de plano de trabalhos, como por exemplo mão-de-obra e equipamentos, o acompanhamento das atividades diárias desenvolvidas na obra, entre outros.

 

 

A empreitada, desenvolvida pela EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva Sá, pertence ao bloco de Rega de Viana e ao respetivo Circuito Hidráulico, que por sua vez integra novas áreas de expansão do Subsistema de Alqueva. A obra consiste no transporte de água e respetivo armazenamento para futura disponibilização para rega numa área afeta de 4.606 hectares.

 

 

 

Num investimento de 5.946.690,49 euros, a obra prevê a construção da Estação Elevatória de Alvito e a adaptação de parte da estação elevatória existente (Estação Elevatória da Baronia), com aproveitamento de dois conjuntos de bombas e instalação de três novas bombas. A empreitada resultará ainda na instalação de uma conduta elevatória em aço com diâmetro de 1.200 e uma extensão de 1.196 metros, a modelação de reservatório de armazenamento, com corpo em aterro e revestimento com geotêxtil e geomembrana, e respetivas estruturas de betão armado de entrada e saída, a construção de rede viária acompanhando a conduta elevatória e efetuando a ligação entre a nova estação elevatória e o novo reservatório, entre outros trabalhos.

A empreitada deverá estar concluída em finais de agosto de 2021.