Fiscalização e coordenação de segurança em obra na Escola de Ensino Básico e Jardim de Infância na vila da Luz

Fiscalização e coordenação de segurança em obra na Escola de Ensino Básico e Jardim de Infância na vila da Luz

Está a decorrer a empreitada de construção da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância, localizada na vila da Luz, no concelho de Lagos, distrito de Faro, cuja fiscalização e coordenação de segurança em obra está a cargo da Riportico Engenharia.

 

 

O equipamento a edificar inclui as valências de ensino escolar do 1.º Ciclo e do Pré-Escolar, integrando um conjunto de quatro salas de aula destinadas ao Ensino Básico, duas salas destinadas a atividades de expressão plástica e duas outras com a valência de Jardim de Infância, distribuídas por dois pisos. O edifício integra ainda um conjunto de instalações de apoio, nomeadamente sala de atendimento de pais, sala de professores, sala de auxiliares, instalações sanitárias e balneários, biblioteca, refeitório e polivalente.

 

 

No exterior localizam-se as áreas de recreio, sendo duas delas cobertas, onde se prevê a instalação de mobiliário e equipamento lúdico e uma área desportiva constituída pelo campo polidesportivo. A articulação entre o interior e o exterior do edifício é feita por intermédio de um conjunto de escadas e de rampas de inclinação suave, que permitem o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

No que concerne aos sistemas de apoio ao funcionamento do edifício, está previsto um conjunto de redes de infraestruturas, nomeadamente rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais e pluviais, rede elétrica e telecomunicações. Está igualmente preconizado um conjunto de instalações mecânicas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e sistema de produção de águas quentes sanitárias através de coletores solares térmicos com apoio de uma caldeira alimentada a gás.

 

 

Será ainda implementado um sistema de cogeração através da instalação de um conjunto de 182 módulos fotovoltaicos na cobertura do edifício. Em matéria de risco de incêndio, dado que o edifício pertence à segunda categoria de risco, estão a ser implementados e instalados todos os equipamentos e materiais necessários ao cumprimento do regulamento de segurança contraincêndios.

A conclusão da obra, que representa um investimento de mais de três milhões de euros, está prevista para agosto de 2021.