Riportico executa escavação arqueológica de emergência em empreitada de Saneamento e Águas Residuais no concelho de Alcanena

Riportico executa escavação arqueológica de emergência em empreitada de Saneamento e Águas Residuais no concelho de Alcanena

A Riportico Engenharia levou a cabo uma escavação arqueológica de emergência na empreitada de Saneamento e Águas Residuais de Covão Coelho e Vale Alto, na sequência da identificação de vestígios arqueológicos durante o acompanhamento arqueológico daquela obra, no concelho de Alcanena.

 

 

A intervenção demonstrou a existência de dois interfaces negativos escavados no substrato argiloso, com o primeiro a apresentar uma planta circular, secção cilíndrica, tendo sido afetado numa parte lateral da sua parede superior. Do lado oposto verificava-se já uma afetação mais antiga pela presença da conduta da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. A equipa da Riportico escavou até uma profundidade de dois metros sem ser atingida a sua base, estando colmatado com um único depósito composto por enchimento pétreo caótico e com reduzidos materiais contemporâneos.

 

 

O segundo interface apresenta-se igualmente escavado no substrato argiloso. A intervenção proporcionou uma importante diferença face ao contexto anterior, revelando a existência de uma parede em pedra seca, de calcário, revestindo dois terços da estrutura. Esta parede denuncia a existência de mais fossas na envolvente, e o abatimento das paredes em barro, sendo a mesma reconstruída com uma parede ligeiramente cónica, revestindo a interface original, e evitando a progressiva fragilização da fossa. Neste caso foi detetado a base da fossa, a uma cota superior, a 1,6 metros do topo da fossa, totalmente preenchida por um único depósito, igualmente composto por pedra calcária caótica.

Os trabalhos decorreram entre 4 e 9 de março, estando a área liberta para a continuação da empreitada.