Concluída a empreitada de construção de uma ciclovia na Alameda dos Oceanos em Lisboa

Concluída a empreitada de construção de uma ciclovia na Alameda dos Oceanos em Lisboa

Encontra-se concluída a empreitada de construção de uma ciclovia na Alameda dos Oceanos, em Lisboa, cujo acompanhamento, fiscalização e coordenação de segurança em obra ficaram a cargo da Riportico Engenharia.

 

A obra compreendeu a construção de um troço de ciclovia, com especial atenção para o percurso segregado e a tipologia (bidirecional c/ 2.40m) pré-existente, com a interligação e continuidade da rede ciclável desde a rotunda do Parque das Nações à rotunda da República da Argentina, e da Alameda dos Oceanos (lado Sul) ao Passeio Neptuno.

 

 

O projeto visa a melhoria da mobilidade em geral, tendo sido elaborado para evitar “conflitos” entre peões, bicicletas e automóveis naquele local, tanto na segregação ao longo dos percursos, como no tratamento dado aos cruzamentos entre cada interseção rodoviária, na passagem pedonal e na redução da velocidade automóvel.

 

 

Para a construção daquele troço de ciclovia pretendeu-se respeitar o desenho do espaço público original, da Exposição Mundial de 1998, tanto nos materiais utilizados, como na geometria dos novos percursos e nos alinhamentos arbóreos (reposição), ou ainda na integração e adaptação das novas exigências de acessibilidade pedonal.

A cargo da EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, a obra teve início em novembro de 2020 e terminou no final de abril de 2021, representando um investimento de 455 mil euros.